O processo de fechamento é um dos mais trabalhosos para os gestores de RH, e, com o intuito de facilitar os cálculos, questões de ponto pendentes e quitação de saldo, desenvolvemos uma nova ferramenta para fazer da sua experiência mais prática!

Mas quando devemos usar dessa ferramenta?
O fechamento é a ultima etapa para concluir o processo de ponto e criar uma trava no período para que não possam ser feitos lançamentos e ajustes futuramente (o que pode causar inconsistências no saldo e afetar espelhos gerados).

A lógica a se seguir é: tratativa de ocorrências/ajustes > quitação de saldos (opcional) > bloqueio de período > gerar espelho ponto > assinatura > contabilidade/financeiro.
Para as empresas que trabalham com remuneração/desconto das horas através de lançamentos de faltas e abonos, por exemplo, é possível realizar a quitação do saldo de horas em massa e não apenas de pessoa por pessoa.
Por outro lado, empresas que trabalham com banco de horas e não fazem quitação, podem trabalhar com folgas compensadas e ter o saldo atualizado conforme o fechamento de período.

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Como usar?

Precisamos ir até "menu" e filtrar no campo de busca pela palavra "fechamento". Selecionando essa opção, seremos redirecionados para outra tela onde é possível consultar o histórico de fechamentos pendentes, finalizados ou criar um novo.



Para realizarmos o fechamento, iremos em "novo fechamento" e daremos continuidade no processo de preenchimento do período - se você estiver realizando pela primeira vez, o sistema vai puxar automaticamente a data em que você iniciou no sistema, mas você pode alterá-la para um período mais curto (recomendado).
Caso você mantenha desde o inicio da sua base no sistema, é normal que ele demore para carregar a tela, visto que quanto maior o período, mais dados a serem puxados.



Ao informarmos o período, seremos redirecionados para a tela resumo.

Nela, poderemos identificar todas as questões de ponto, como os funcionários com tratativas pendentes (!), quantidade de faltas e o resumo do banco, horas excedentes e faltantes.



Os colaboradores com ocorrências ou solicitações pendentes serão identificados com um "!" (ponto de exclamação) em amarelo ao lado do nome - conforme destacado no print abaixo:



Entrando no perfil de um destes colaboradores, conseguiremos corrigir os lançamentos na mesma tela de consulta, selecionando "filtrar ocorrências", e os dias com tratativas pendentes serão listadas para ajuste.


Concluindo o lançamento de ajustes e tratativas, retornaremos para a tela inicial e daremos continuidade na etapa final - quitação de saldo para aqueles que trabalham sob remuneração/desconto das horas excedentes/faltantes.
Esta etapa não é obrigatória.

Para os colaboradores que terão os seus saldos em banco quitados, devemos seleciona-los na listagem (ou utilizar a opção de selecionar todos) e clicar em "quitar saldo"

Obs.: De acordo com a sua convenção coletiva, em um período específico você precisa quitar o saldo do seu colaborador. Isso significa que todo o saldo acumulado (saldo acumulado) será pago/descontado em folha.

Isso acontece também se foi feito algum pagamento/desconto no mês de vigência (saldo do período) e precisa ser sinalizado no saldo do colaborador.

Ainda na quitação de saldo, temos também outras duas opções que permitem a quitação das horas extras separadas, para aquelas empresas que deixam HE1 como banco de horas mas remuneram HE2 em folha.


Uma dúvida que você pode ter ao fazer quitação de saldo de horas:
"O saldo acumulado continua trazendo horas negativas! O sistema calculou errado?"

- No momento em que selecionamos o período para fechamento, a quitação do saldo será somente do período.

- O saldo acumulado continua aparecendo na listagem, pois ele traz as horas acumuladas desde o cadastro do colaborador no sistema até o data final preenchida no período. Logo, se você esta realizando o fechamento de Dezembro, as horas em banco geradas no período que antecede Dezembro irão aparecer no campo de saldo acumulado.


Após concluirmos as correções de ocorrências/solicitações e a quitação do saldo, será possível finalizar o fechamento e gerar o espelho ponto de todos colaboradores.

Informe o tipo de espelho, e suas configurações e então você será redirecionado para a tela final do fechamento.


Preciso fazer uma alteração em um período fechado, como faço?
Para reabrir um fechamento com intuito de consultar ou editar, basta voltarmos na tela inicial e selecionamos o campo "fechamentos finalizados".

Obs: Apenas um período pode ser aberto de cada vez, caso queira abrir um período mais antigo, reabra um e exclua, então reabra o próximo e exclua também.
Excluir um fechamento não afeta os dias ajustados e os saldos quitados, apenas exclui a trava do sistema.

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