Todas as coleções
Funcionalidades Extras
Funcionalidade Extra: Reconhecimento Facial
Funcionalidade Extra: Reconhecimento Facial

Nesse artigo explicaremos o que é a funcionalidade de Reconhecimento Facial, como configurar e usar no registro de ponto da sua empresa

Lucas Conradi avatar
Escrito por Lucas Conradi
Atualizado há mais de uma semana

O Reconhecimento Facial é uma ferramenta que trás mais segurança na marcação de ponto para a sua empresa, evitando fraudes no registro. Permite que os registros de ponto sejam feitos ao comparar o rosto do colaborador com as fotos de referência incluídas no cadastro dele. Além disso, através do reconhecimento facial, a ferramenta consegue coletar as emoções do colaborador conforme as suas micro expressões.

Essa funcionalidade é contratada a parte do sistema, caso tenha interesse clique aqui.

Essa funcionalidade é utilizada apenas nos registros através do aplicativo de marcação coletiva, o MarQTab. Ele pode ser instalado em um tablet ou aparelho celular e deve estar logado no perfil administrativo da empresa.

Como ativar o Reconhecimento Facial?

Para ativar o reconhecimento facial, o primeiro passo é realizar a configuração na plataforma. No Menu lateral clique em Controle de Ponto > Reconhecimento facial:

Ao selecionar essa opção, você será redirecionado para a tela de gerenciamento, onde é possível filtrar os colaboradores por unidade de negócio, equipe ou cargo:

Se não for selecionado nenhum filtro, ao descer a página irá aparecer a listagem de funcionários cadastrados, e ao lado a opção de adicionar fotos para o reconhecimento. Nessa mesma tela, será possível identificar também se o colaborador esta com o reconhecimento facial ativado, e caso não estiver, basta clicar na opção para ativar e inserir as fotos:

Para maior garantia do funcionamento da ferramenta, recomendamos o cadastro de no mínimo 5 fotos por colaborador, sem máscara, óculos escuros ou chapéus. Caso você não tenha fotos suficientes dos funcionários, é possível deixar os primeiros dias sem o reconhecimento facial, mas com registro de foto ao marcar o ponto (cadastrando nas regras de ponto), e dessa forma adicionar as fotos de ponto no gerenciamento do reconhecimento facial.

A parametrização do reconhecimento facial estará concluída após o cadastro das fotos.

Como marcar o ponto com Reconhecimento Facial?

Após realizar o processo de configuração, você fará o download do aplicativo MarQTab no tablet ou aparelho celular que ficará disponível para o registro de ponto. Ao logar no aplicativo com o login e senha administrativa, vá até as Configurações para realizar a sincronização para atualizar as fotos cadastradas para o reconhecimento.

Depois clique em Sincronizar funcionários:

Assim que finalizar a sincronização, aparecerá a mensagem de sucesso conforme imagem abaixo:

Feito isso, os colaboradores conseguirão realizar o registro do ponto com o reconhecimento facial, basta instruí-los a selecionar essa opção na tela inicial de registro no aplicativo:

Na primeira vez que for realizado o registro por reconhecimento facial, o aplicativo irá solicitar permissão para utilizar a câmera. É necessário permitir para seguir com o processo:

Feito isso, a câmera abre e o colaborador deve se posicionar em frente ao aparelho para enquadrar seu rosto na tela para o registro:

E então uma mensagem de sucesso irá aparecer confirmando o registro do ponto:

De forma rápida e prática, o registro de ponto irá ser computado e subirá para o sistema em instantes.

É possível ainda gerar um Relatório de Inconsistências de pontos por reconhecimento facial que ajudará a ferramenta a ficar cada vez mais precisa. Ao verificar o relatório, caso haja uma inconsistência, o administrador pode aprovar/reprovar a foto do reconhecimento facial. Isso serve para treinar o sistema de quais fotos ele deve reconhecer e quais ele não deve, para aquele colaborador em específico.


Qualquer dúvida estamos disponíveis nos canais abaixo:

💬 Chat (balãozinho azul no canto inferior direito no painel administrativo): A resposta é em tempo real de segunda à sexta, das 9h às 18h (horário de Brasília).

📧 E-mail (suporte@marqponto.com.br): Liste todas as suas dificuldades que daremos o retorno com a melhor solução em até 2 dias úteis.

Respondeu à sua pergunta?