Todas as coleções
Administradores
Administrador: Quitar saldo
Administrador: Quitar saldo

Veja como quitar o saldo para abater as horas remuneradas ou descontadas em folha

Lucas Conradi avatar
Escrito por Lucas Conradi
Atualizado há mais de uma semana

Esse artigo é feito para administradores que utilizam a plataforma MarQ. Para realizar o passo-a-passo deve estar logado com seu perfil administrativo.

O saldo do colaborador é atualizado diariamente de acordo com as horas faltantes/excedentes realizadas na jornada. Caso você efetue o pagamento das horas excedentes no mês, é preciso realizar a quitação dessas horas em banco.

1. Para quitar o saldo no histórico de ponto do colaborador, vá em Menu > Relatórios > Relatórios de ponto:

Na página que vai abrir, de "Saldo de horas" desça até encontrar o colaborador desejado na listagem. Encontrado o colaborador, clique em "..." na coluna de ações e depois em "Visualizar":

Você será direcionado para a página de "Saldo de horas" do colaborador selecionado. É importante ressaltar que a informação que aparecerá na caixa de "Saldo de horas no período" é referente ao período selecionado que aparece do lado esquerdo.

Selecione o período desejado no filtro acima "Data inicial e final" e clique em pesquisar. Em seguida clique em "Lançar horas" no canto superior direito:

Selecione "Quitar total do período":

Dessa forma todo o saldo do período selecionado será quitado de uma vez:

Feito isso, as horas serão lançadas manualmente e essa quitação aparecerá com uma nova linha no espelho ponto chamada "Lançamentos/Quitações".

Neste mesmo local também é possível quitar o "Saldo acumulado" do colaborador.

Mas qual a diferença entre os saldos?

Saldo de horas no período: É referente apenas ao período selecionado pelo administrador. (No exemplo acima, a data selecionada foi 01/03/2023 - 31/03/2023 e durante esse período, o colaborador realizou 395 horas 49 minutos e 29 segundos extras)

Saldo acumulado: É referente desde o primeiro dia de registro de ponto do funcionário na plataforma MarQ. até o fim da data do período selecionado. (No exemplo, o saldo acumulado é negativo de 26 horas 47 minutos e 30 segundos. O que significa que desde o primeiro registro de ponto até o dia 31/03/2023 o colaborador acumulou mais horas faltantes do que extras)

Observe que no exemplo acima, mesmo o colaborador realizando mais horas extras durante o período selecionado, ainda não foi o suficiente para compensar o saldo de horas acumulados negativo.

Sabendo disso então, para quitar o "Saldo acumulado", ainda na página de saldo de horas do colaborador, no filtro acima "Data inicial e final" apenas para definir qual a data final do saldo acumulado, já que a data inicial desse saldo sempre será o primeiro registro de ponto desse colaborador independente do que você selecionar, depois clique em pesquisar. Em seguida clique em "Lançar horas" no canto superior direito:

Selecione "Quitar total acumulado":

Dessa forma todo o saldo acumulado selecionado será quitado de uma vez:

Feito isso, as horas serão lançadas manualmente e essa quitação aparecerá com uma nova linha no espelho ponto chamada "Lançamentos/Quitações".

3. Você também pode lançar um saldo Manual para acrescentar saldo que o funcionário tinha anteriormente ou quitar apenas uma parte do saldo.

Quando selecionado a opção Manual você deve selecionar se o saldo é positivo ou negativo (sinal de + ou -) e digitar a quantidade de horas.

Escreva uma observação e clique em Lançar saldo de horas.


Qualquer dúvida estamos disponíveis nos canais abaixo:

💬 Chat (balãozinho azul no canto inferior direito no painel administrativo): A resposta é em tempo real de segunda à sexta, das 9h às 18h (horário de Brasília).

📧 E-mail (suporte@marqponto.com.br): Liste todas as suas dificuldades que daremos o retorno com a melhor solução em até 2 dias úteis.

Respondeu à sua pergunta?