Todas as coleções
Administradores
Administrador: Cadastro Turno Semanal
Administrador: Cadastro Turno Semanal

Veja como cadastrar a jornada do seu colaborador de acordo com os dias da semana

Lucas Conradi avatar
Escrito por Lucas Conradi
Atualizado há mais de uma semana

Esse artigo é feito para administradores que utilizam a plataforma MarQ. Para realizar o passo a passo deve estar logado com seu perfil administrativo.

Dentre os tipos de turnos que estão habilitados para cadastro na plataforma da MarQ., temos o turno semanal que geralmente é o mais utilizado. Ele pode ser de Segunda à Sexta com folgas fixas aos sábados e domingos , ou Segunda à Sábado com folgas fixas aos domingos, ou com possibilidade de trabalho todos os dias da semana com folgas fixadas por escalas.

Clique em Menu > Parametrizações > Turnos:

Você será direcionado para a página de "Lista de turnos", onde ficarão salvos os turnos cadastrados. Para criar um novo turno, clique em Cadastrar turno, no campo superior direito da tela:

Na tela de cadastro, o tipo de turno deve ser preenchido como "Turno semanal". Preencha também o nome do turno que irá te auxiliar na identificação dele em documentos como espelho ponto, e um código para definir a posição do turno na listagem (pode ser sequencial ou aleatório, só não pode repetir um mesmo que já esteja cadastrado):

Depois desses três primeiros itens, você deve selecionar abaixo se o Intervalo será ou não pré-assinalado (marcado automaticamente pelo sistema), se o sistema deve ou não Ignorar feriados, e se a empresa possui Horário flexível:

Intervalo pré-assinalado: é preciso verificar se a convenção coletiva informa se o intervalo pode ser marcado de forma automática pelo sistema. Ela estando ativa o colaborador só terá a necessidade de efetuar o registro do início e fim da jornada. Caso não conste esta informação em convenção, mas você precisa desta função, converse com o seu departamento jurídico para realizar um acordo individual com os seus colaboradores, pois sem permissão para uso, esta opção se torna ilegal;

Ignorar feriados: é habilitado em caso de colaboradores que possuem carga horária a ser cumprida mesmo se houver feriado, sem serem contabilizadas como extras, sendo considerado um dia de trabalho normal;

Horário flexível: é uma opção para quando não existe a restrição de horário para início ou fim da jornada desde que cumpra a carga horária diária.

Caso a opção "seguir as regras de ponto da empresa" não estiver assinalada, será liberada uma nova aba denominada como "avançada":

Essa configuração pode ser necessária para empresas que possuem mais de uma convenção coletiva ou colaboradores com acordos diferentes dos demais.

Nessa aba será possível configurar regras de ponto específicas para esse turno caso sejam diferentes da regra geral do ponto cadastrada nas Regras do Ponto. Defina tipo de tolerância, percentuais de horas extras e adicional noturno:

Na aba de Horários você deve digitar os horários de início e fim de jornada e intervalo e os dias da semana que são trabalhados:

E por fim, valide se as informações de jornadas estão corretas na aba Resumo. Nesta aba, iremos conferir se os dias, horas de entrada/saída da jornada e intervalos estão corretas e é possível alterar o horário do sábado por exemplo, se houver jornada reduzida:

Ao clicar em cadastrar aparecerá mais uma tela com as informações detalhadas e com a soma do total de horas semanais desse turno para que você possa conferir se está correto:

Confirme as informações na tela de cadastro e clique em Confirmar está finalizado o cadastro do turno semanal.



Qualquer dúvida estamos disponíveis nos canais abaixo:

💬 Chat (balãozinho azul no canto inferior direito no painel administrativo): A resposta é em tempo real de segunda à sexta, das 9h às 18h (horário de Brasília).

📧 E-mail (suporte@marqponto.com.br): Liste todas as suas dificuldades que daremos o retorno com a melhor solução em até 2 dias úteis.

Ícone de anexo
Ícone de anexo
Respondeu à sua pergunta?