Dentre os tipos de turnos que estão habilitados para cadastro na plataforma da MarQ., temos o turno semanal.

1. Para cadastrarmos o turno, precisamos ir até menu e pesquisar no campo de busca pela palavra "turno" ou seguir o caminho "Menu > Empresa > Parametrizações > Turnos".

2. Ao seguir este caminho, você será direcionado para pagina "lista de turnos", onde estarão todos os seus turnos já cadastrados estão disponíveis para consulta e a opção de criar um novo turno no canto superior direito.

3. Já na tela de cadastro, o tipo de turno deve ser preenchido como "turno semanal", o nome do turno irá te auxiliar na identificação em documentos como espelho ponto e um código para definir a posição do turno na listagem. Além destes campos, existem mais três que precisam de uma atenção maior para o preenchimento.

Intervalo pré-assinalado: é preciso verificar se na convenção coletiva informa se o intervalo pode ser de forma automática, desta forma, o colaborador só terá a necessidade de efetuar o registro do início e fim da jornada. Caso não conste esta informação em convenção, mas você precisa desta função, converse com o seu jurídico para realizar um acordo individual com os seus colaboradores, pois sem permissão para uso, esta opção se torna ilegal.

Ignorar feriados: é habilitado em caso de colaboradores que possuem carga horária a ser cumprida mesmo se houver feriado, sem serem contabilizadas como extras, sendo considerado um dia de trabalho normal.

Horário flexível: é uma opção para quando não existe a restrição de horário para início ou fim da jornada desde que cumpra a carga horária diária.

Alerta: Caso a configuração do turno esteja diurna/vespertina, mas o colaborador pode fazer trabalho noturno, o horário flexível não é o mais recomendável por conta da virada de dia.

Exemplo: O turno semanal está com os seguintes horários 08:00 12:00 13:00 18:00. O sistema automaticamente entende que esse turno encerra às 23:59, ou seja, se o colaborador marcar o ponto 00:00 será considerado o início de uma nova jornada.

4. A próxima tela será para definição dos horários de início e fim de jornada, intervalo e os dias trabalhados.

5. Caso a opção "seguir as regras de ponto da empresa" na primeira aba não estiver assinalada, será liberada uma nova aba denominada como "avançada", onde será necessário configurar os pontos de tolerância, adicional noturno, percentuais de horas extras e virada de dia. Confira este artigo antes de configurar

6. E por fim, validaremos se as informações de jornadas estão corretas no resumo do turno. Nesta aba, iremos conferir se os dias, horas de entrada/saída da jornada e intervalos estão corretas.

7. Feita a validação, basta confirmas as informações na tela de cadastro e está finalizado o cadastro do turno semanal.

Qualquer dúvida estamos disponíveis nos canais abaixo:

💬 Chat (balãozinho azul no canto inferior direito no painel administrativo): A resposta é em tempo real de segunda à sexta, das 9h às 18h (horário de Brasília).

📧 E-mail (suporte@marqponto.com.br): Liste todas as suas dificuldades que daremos o retorno com a melhor solução em até 48 horas úteis!

Encontrou sua resposta?