Todas as coleções
Administradores
Administrador: Cadastro turno cíclico
Administrador: Cadastro turno cíclico

Veja aqui como configurar turnos 12x36, 5x1, 6x1 e 6x2

Lucas Conradi avatar
Escrito por Lucas Conradi
Atualizado há mais de uma semana

Esse artigo é feito para administradores que utilizam a plataforma MarQ. Para realizar o passo-a-passo deve estar logado com seu perfil administrativo no app.marqponto.com.br.

Dentre os tipos de turnos que estão habilitados para cadastro na plataforma da MarQ., temos o turno cíclico, para os colaboradores que intercalam dias trabalhados com folgas.

Para cadastrarmos o turno, vá em menu e pesquise no campo de busca pela palavra "turno" ou siga o caminho "Menu > Empresa > Parametrizações > Turnos":

Em "lista de turnos", estão todos os turnos cadastrados. Para criar um novo turno, clique em "Cadastrar turno", no campo superior direito > Já na tela de cadastro, o tipo de turno deve ser preenchido como "turno cíclico", o nome do turno irá te auxiliar na identificação em documentos como espelho ponto e o código para definir o posicionamento do turno na listagem. Além destes campos, existem mais três que precisam de uma atenção maior para o preenchimento:

Intervalo pré-assinalado: é preciso verificar se na convenção coletiva informa se o intervalo pode ser de forma automática, desta forma, o colaborador só terá a necessidade de efetuar o registro do início e fim da jornada. Caso não conste esta informação em convenção, mas você precisa dessa função, converse com o seu jurídico para realizar um acordo individual com os seus colaboradores, pois sem permissão para uso, esta opção se torna ilegal.

Ignorar feriados: é habilitado em caso de colaboradores que possuem carga horária a ser cumprida mesmo se houver feriado, sem serem contabilizadas como extras, sendo considerado um dia de escala normal.

Horário flexível: é uma opção para quando não existe a restrição de horário para início ou fim da jornada desde que cumpra a carga horária diária.

Alerta: Caso a configuração do turno esteja diurna/vespertina, mas o colaborador pode fazer trabalho noturno, o horário flexível não é o mais recomendável por conta da virada de dia.

Ex.: O colaborador que tem a carga horária de 12x36 e tem como pré-estabelecido a jornada das 6h - 19h, decide iniciar sua jornada mais tarde, existe a possibilidade do colaborador ultrapassar o horário de virada de turno cadastrada no sistema (23h59), e ter seu fim de jornada registrado no dia seguinte.

Caso a opção "seguir as regras de ponto da empresa" na primeira aba não estiver assinalada, será liberada uma nova aba denominada como "avançada", onde será necessário configurar os pontos de tolerância, adicional noturno, percentuais de horas extras e virada de dia. Confira este artigo antes de configurar

Caso a opção "seguir as regras de ponto da empresa" não estiver assinalada, será liberada uma nova aba denominada como "avançado", onde será necessário configurar os pontos de tolerância, adicional noturno, percentuais de horas extras e virada de dia. Confira este artigo antes de configurar. É necessário para empresas que possuem mais de uma convenção coletiva.

Com estas informações definidas, a segunda aba é onde iremos estabelecer o horário de inicio e fim de jornada, intervalo e definição de turno:

Ao concluir o preenchimento, basta clicar em cadastrar e você será redirecionado para a tela onde estão listados os turnos já cadastrados.

Mas como o sistema irá entender quando dar inicio a este ciclo?

Para darmos inicio ao turno, é preciso vinculá-lo a um colaborador. Deste modo, precisaremos ir até menu e pesquisar no campo de busca pela palavra "ativos" ou seguir o caminho "Menu > Empresa > Funcionários > Funcionários ativos":

Você será redirecionado para a listagem de funcionários ativos e precisará selecionar o perfil do colaborador que irá trabalhar sob o regime do turno cíclico.

Você terá acesso ao perfil do colaborador clicando no nome do usuário:

Ao abrir o perfil, é preciso selecionar a opção "alterar turno", onde teremos que informar o novo turno e a data de inicio desta nova jornada.

Os turnos cadastrados estarão listados no primeiro campo, e caso a mudança de jornada seja retroativa, basta assinalar "Programar data de alteração" - conforme mostra a imagem abaixo:

Obs.: A data de mudança deve ser a mesma que a data do primeiro dia do ciclo.

Após preenchimento, basta finalizar o processo clicando em "alterar turno".


Qualquer dúvida estamos disponíveis nos canais abaixo:

💬 Chat (balãozinho azul no canto inferior direito no painel administrativo): A resposta é em tempo real de segunda à sexta, das 9h às 18h (horário de Brasília).

📧 E-mail (suporte@marqponto.com.br): Liste todas as suas dificuldades que daremos o retorno com a melhor solução em até 2 dias úteis.

Respondeu à sua pergunta?