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Administrador: Abonos em massa
Administrador: Abonos em massa

Veja aqui como lançar e consultar o abono em massa 😊

Lucas Conradi avatar
Escrito por Lucas Conradi
Atualizado há mais de uma semana

Esse artigo é feito para administradores que utilizam a plataforma MarQ. Para realizar o passo-a-passo deve estar logado com seu perfil administrativo no app.marqponto.com.br.

Quando pensamos em alterações no ponto do colaborador, abonos e ajustes são assuntos que acabam por muitas vezes confundindo no processo de lançamento.

Enquanto ajuste são as alterações, inclusões e exclusões na jornada do colaborador, abonos são lançamentos que justificam a ausência do colaborador, normalmente atreladas a um atestado e/ou declaração. Lembrando que todas essas alterações constarão nos arquivos fiscais.

A principal diferença de realizar um abono no perfil do colaborador e realizar um abono em massa é que a segunda ferramenta não traz as marcações daquele dia, a sua principal função é lançar um abono para uma data específica para mais de um funcionário.

  1. Para realizarmos o lançamento de um abono, é preciso ir em menu e pesquisar por "abono" ou "ajuste" e clique em "Realizar ajuste/abono em massa":

  2. Nessa página você seleciona o departamento para filtrar o quadro de colaboradores vinculados ou clique em pesquisar sem filtrar para que todos os colaboradores sejam listados, independentemente do departamento em que esteja alocado.

  3. Após o filtro da primeira aba, serão listados os colaboradores vinculados ao departamento ou todo o quadro de colaboradores caso departamento não tenha sido selecionado. A tela seguinte será onde realiza o lançamento do abono.

  4. Indicando a data e o tipo de lançamento como abono, a seguinte tela aparecerá para preenchimento:

  5. Teremos a opção de abonar o dia inteiro ou apenas um período. Se for para o dia inteiro será solicitado apenas o motivo do abono, mas se for para um período, será preciso inserir o horário de entrada e saída do abono, assim como o motivo do lançamento.

Obs.: Além desta função de preencher a entrada e saída do abono, temos a opção de "abonar o restante de horas faltantes do dia". Ex.: se um colaborador se ausenta no período da tarde (14h - 18h), o intervalo do ultimo registro de ponto até o fim do expediente cadastrado no turno será abonado automaticamente.

Após finalizado, é possível consultar o lançamento direto no perfil do colaborador, na aba de "histórico de ponto":

Para abrir o detalhamento deste lançamento, basta ir em "..." localizado no canto superior direito da linha e selecionar "visualizar detalhes do dia", este campo irá disponibilizar as seguintes informações para consulta:

E caso seja necessário visualizar o documento que foi anexado durante o lançamento, basta clicar em "visualizar solicitação" na coluna "opções", logo acima de "histórico" será disponibilizado o arquivo para consulta no campo "anexo".

O lançamento de abono do colaborador não será efetivado em três situações:

  1. Quando o lançamento for em cima de um período/dia em que o colaborador já tenha solicitado o ajuste;

  2. Quando o lançamento for no dia vigente do ajuste, só é possível ajustar o ponto no dia seguinte;

  3. Ou quando já existe uma ocorrência para o dia do lançamento do abono.

Qualquer dúvida estamos disponíveis nos canais abaixo:

💬 Chat (balãozinho azul no canto inferior direito no painel administrativo): A resposta é em tempo real de segunda à sexta, das 9h às 18h (horário de Brasília).

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