A MarQPonto segue as Portarias 373 e 1510 onde o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) exige os arquivos AFD, AFDT e ACJEF em casos de fiscalização.

Abaixo tem a explicação de cada sigla e de como puxar esse documento no sistema.

Importante avisar que esses arquivos são em formato de texto e seguem uma sequência numérica onde é informado o PIS do colaborador, a data de registro, as marcações de ponto e as tratativas realizadas.

AFD (Arquivo Fonte de Dados) - nada mais é do que as marcações originais feitas no nosso aplicativo ou as realizadas via relógio ponto que fizemos a importação. Nesse arquivo não consta nenhuma alteração de ponto (como ajustes, abonos).

AFDT (Arquivo Fonte de Dados Tratados) - neste arquivo consta as marcações originais e as que tiveram tratativas, como inclusão ou exclusão de pontos.

ACJEF (Arquivo de Controle de Jornada para Efeitos Fiscais) - este documento informa a jornada de trabalho realizada pelos colaboradores (como horário de entrada, intervalo e saída, apresenta as horas extras, as faltas, os abonos, adicionais, férias, entre outros).

--

Para gerar estes arquivos na plataforma, basta seguir este passo a passo:

1- Menu > Relatórios > Exportação de arquivos > Arquivo AFD/AFDT

https://prnt.sc/1q70qkk

2- Selecione um Departamento e configure para que puxe as informações de colaboradores demitidos

https://prnt.sc/1q70qyh

3- Selecione os colaboradores

https://prnt.sc/1q70w0c

3- Defina o período e se será o arquivo AFD ou AFDT

https://prnt.sc/1q70x79

Pronto! Lembrando que os colaboradores selecionados tem que ter em seu perfil a informação de PIS preenchida!

--

O ACJEF deve ser solicitado pela equipe de suporte e o arquivo será enviado por e-mail em um prazo de 3 dias úteis.

--

Para dúvidas estamos à disposição nos canais abaixo:

💬 Chat (balãozinho azul no canto inferior direito da tela do sistema): A resposta é em tempo real de segunda à sexta, das 9h às 18h (horário de Brasília).

📧 E-mail (suporte@marqponto.com.br): Liste todas as suas dificuldades que daremos o retorno com a melhor solução em até 48 horas úteis!

Encontrou sua resposta?