Nesse artigo irei te ajudar a criar uma escala via tela:

Se sua empresa possui funcionários que trabalham em um regime de escala, com turnos e folgas variáveis, essa funcionalidade vai ser muito útil para você!

1° Passo: Onde encontrar:

Para criar uma escala via tela, você deve entrar em "Menu" > "Ponto" > "Escalas" > "Criar escalas"

Nesta página inicial é onde você visualiza as escalas criadas, conseguindo filtrar:

  • Por data;

  • Pelo Colaborador;

  • Pelo Status (rascunho, processando, erro ou aplicado).

2° Passo: Caso não tenha uma escala criada, será preciso criar uma nova. Indo no canto superior direito em “Nova Escala”.

Certo, nessa próxima etapa é onde será feita as configurações dos parâmetros, você terá que colocar uma descrição para sua escala e o período (o máximo são 45 dias corridos).


3° Passo: Depois de escolhidos os parâmetros, passamos para a próxima parte da criação da escala, a parte onde será escolhido os funcionários para quem deseja montar a escala.

Configurando sua escala

Sua escala foi criada e já está em rascunho, agora é hora de colocar a mão na massa.

Aqui virão todos os dias do funcionário com o que já está programado para acontecer:

  • Turnos a trabalhar;

  • Folgas;

  • Afastamento e Férias;

  • Feriados.

E a magia é que você pode editar os turnos e folgas aqui em poucos cliques.

Para editar o dia basta selecionar o conteúdo dentro dele, e assim que for selecionado uma nova opção “Editar” será mostrada:

Caso queira editar o período inteiro, basta marcar a caixa "selecionar o período" e ir em na ação editar.

Todas as alterações feitas são salvas automaticamente no rascunho e você pode sair da tela sem correr o risco de perder alguma coisa.

Atenção: Você só pode usar turnos semanais em uma escala, pois as folgas serão programadas manualmente e não via um ciclo automático.

O que significa cada cor?

Quando editado, o conteúdo mudará de cor, te ajudando a visualizar os dias editados e os que estão inalterados.

Observação: Na escala, as informações de Afastamentos e Feriados são apenas para visualização, para editá-los acesse Férias/Afastamentos ou Feriados.

Aplicando sua escala

Quando terminar de montar sua escala, está na hora de aplicá-la no sistema, para isso basta clicar no botão verde “Concluir e aplicar escala”.

Esse processo vai rodar na nuvem e sua escala ficará com o status de “Processando”, mas não se preocupe, você pode sair dessa tela e fazer outras coisas enquanto isso acontece.

Você será notificado(a) assim que ficar pronto pelo sininho na barra superior da MarQ.

Assim que o processamento for concluído, toda a sua programação de escala estará aplicada aos funcionários, tanto para dias futuros como dias anteriores.

E se eu precisar trocar uma folga ou refazer a escala?

Como as escalas são aplicadas ao sistema, você pode simplesmente duplicar ou criar uma nova escala no período desejado e ele já virá com todas as configurações, agora é só fazer as alterações necessárias e aplicar essa nova escala.

No sistema essa nova escala vai sobrepor a antiga, então a dica é sempre criar uma nova para fazer as alterações, assim você também fica com um histórico de todas as alterações que foram feitas.


Para dúvidas nos acione nos canais abaixo:

💬 Chat (balãozinho azul no canto inferior direito da tela do sistema): A resposta é em tempo real de segunda à sexta, das 9h às 18h (horário de Brasília).

📧 E-mail (suporte@marqponto.com.br): Liste todas as suas dificuldades que daremos o retorno com a melhor solução em até 48 horas úteis!

Encontrou sua resposta?