Todas as coleções
Administradores
Administrador: Como criar escalas?
Administrador: Como criar escalas?

Monte escalas em poucos cliques no sistema

Lucas Conradi avatar
Escrito por Lucas Conradi
Atualizado há mais de uma semana

Esse artigo é feito para administradores que utilizam a plataforma MarQ. Para realizar o passo-a-passo deve estar logado com seu perfil administrativo no app.marqponto.com.br.

Se sua empresa possui funcionários que trabalham em um regime de escala, com turnos e folgas variáveis, essa funcionalidade vai ser muito útil para você!

1° Passo: Onde encontrar:

Para criar uma escala, você deve entrar em "Menu" > "Controle de Ponto" > "Escalas", ou digite por "Escalas":

Nessa página, é onde você visualiza as escalas criadas, conseguindo filtrar:

  • Por data;

  • Pelo Colaborador;

  • Pelo Status (rascunho, processando, erro ou aplicado).

2° Passo: Caso não tenha uma escala criada, será preciso criar uma nova. Indo no canto superior direito em “Nova Escala”:

Na próxima etapa será feito as configurações dos parâmetros. É necessário colocar uma descrição para sua escala e o período (o máximo são 45 dias corridos).

Depois de escolhido os parâmetros, passamos para a próxima parte da criação da escala, onde será definido os funcionários que serão aplicados para a escala criada:

Configurando sua escala

Sua escala foi criada e está em rascunho, agora é hora de colocar a mão na massa!

Aqui virão todos os dias do funcionário com o que já está programado para acontecer:

  • Turnos a trabalhar;

  • Folgas;

  • Afastamento e Férias;

  • Feriados.

E a magia é que você pode editar os turnos e folgas em poucos cliques.

Selecione o dia para editá-lo, que irá aparecer a Ação “Editar”, conforme mostra abaixo:

Caso queira editar o período inteiro, basta marcar a caixa "selecionar o período" e ir na ação editar.

Todas as alterações feitas são salvas automaticamente no rascunho. Você pode sair da tela sem correr o risco de perder alguma coisa.

Atenção: Você só pode usar turnos semanais em uma escala, pois as folgas serão programadas manualmente e não via um ciclo automático.

O que significa cada cor?

Quando editado, o conteúdo mudará de cor, ajudando a visualizar os dias editados e os que estão inalterados.

Observação: Na escala, as informações de Afastamentos e Feriados são apenas para visualização, para editá-los acesse Férias/Afastamentos ou Feriados.

Aplicando sua escala

Quando terminar de montar sua escala, está na hora de aplicá-la no sistema, para isso basta clicar no botão verde “Concluir e aplicar escala”.

Esse processo vai rodar na nuvem e sua escala ficará com o status de “Processando”, mas não se preocupe, você pode sair dessa tela e fazer outras coisas enquanto isso acontece.

Você será notificado(a) assim que ficar pronto pelo sininho na barra superior da MarQ.

Assim que o processamento for concluído, toda a sua programação de escala estará aplicada aos funcionários para dias futuros ou dias anteriores.

E se eu precisar trocar uma folga ou refazer a escala?

Como as escalas são aplicadas ao sistema, você pode simplesmente duplicar ou criar uma nova escala no período desejado e ele já virá com todas as configurações, agora é só fazer as alterações necessárias e aplicar essa nova escala.

No sistema essa nova escala vai sobrepor a antiga, então a dica é sempre criar uma nova para fazer as alterações, assim você também fica com um histórico de todas as alterações que foram feitas.


Para dúvidas nos acione nos canais abaixo:

💬 Chat (balãozinho azul no canto inferior direito da tela do sistema): A resposta é em tempo real de segunda à sexta, das 9h às 18h (horário de Brasília).

📧 E-mail (suporte@marqponto.com.br): Liste todas as suas dificuldades que daremos o retorno com a melhor solução em até 2 dias úteis.

Respondeu à sua pergunta?