A escala mensal tem como intuito parametrizar no sistema as folgas que o colaborador realizará dentro de um período de 60 dias. Usamos essa escala em específico quando o colaborador segue a mesma jornada de trabalho diária, porém possui folgas alternadas.

Antes de iniciarmos o processo de escala, é necessário previamente fazer o cadastro do turno semanal com TODOS os dias preenchidos, porque as folgas serão parametrizadas via planilha. Importante lembrar que os turnos cíclicos e livre/folguista não são aplicáveis para uso via planilha, ok?

Para baixar a planilha, você deve entrar em "Menu" > "Ponto" > "Escala" > "Envio de escala" > selecione "Modelo de arquivo para escala mensal"

Ao baixar o arquivo, você perceberá que já existem algumas linhas preenchidas, elas servem como exemplo para te auxiliar no processo. Antes de preencher as informações da sua empresa, aconselhamos excluí-las (linhas 5 a 7) para evitar confusão. Importante: Não exclua as linhas de 1 a 4 porque elas são a estrutura da planilha.

Além disso, vale ressaltar que o limite para cadastro em escala em massa é de até 50 colaboradores por arquivo.

--

Para o preenchimento, siga os passos abaixo:

1. As primeiras quatro linhas do arquivo são referentes as informações de cabeçalho, e as linhas posteriores após a quinta são exemplos para preenchimento.

2. No arquivo Excel será preciso preencher algumas informações, como o nome da empresa (linha B1) (Ex.: MarQPonto), ano de referencia (linha B2) (Ex.: 2021), CPF, equipes (precisa ser igual ao que está cadastrado no perfil do colaborador, se for diferente, o sistema criará uma nova equipe ao importar), nome do turno do funcionário. E para encontrar estas informações, basta ir em "Menu > Empresa > Funcionários > Funcionários ativos", o resultado levantará a lista de colaboradores, e ao clicar no nome dele, você será redirecionado para o perfil, onde constará o CPF e o nome da equipe.

  • Atente-se em retirar todos os pontos e traços do CPF ao preenche-lo na planilha para importação;

  • O nome da equipe fica ao lado do nome do colaborador e e-mail, ao copiar a informação para colar na planilha, verifique se as letras maiúsculas e minúsculas estão iguais ao que constam no cadastro do colaborador, remover qualquer acento que exista no nome da equipe e por fim, garantir que não tenha espaço antes do nome copiado.

3. Para que o sistema entenda na importação o turno que o colaborador estará vinculado na escala, é preciso que seja preenchido nestes campos o nome do turno esteja exatamente como esta cadastrado no sistema.

  • Basta você colocar um traço “-” nos dias a serem trabalhados e, se o colaborador não estiver escalado, estiver de férias ou qualquer outro tipo de afastamento, o campo deve ser preenchido com "FOLGA" com todas as letras maiúsculas.

4. Ao finalizar o preenchimento da planilha, apenas salve o documento. Certifique-se se está no formato .CSV

5. A importação do arquivo no sistema também será através do caminho "Menu > Ponto > Escalas > Envio de escala".

6. Ao seguir este caminho, você será redirecionado para a página onde você irá informar se o tipo de escala é diário ou mensal, e selecionará o arquivo para importação.

7. Para verificar se a importação deu certo, basta ir até o perfil do colaborador, e clicar na opção "histórico de ponto" e filtrar pela data inicial e final preenchida na escala.

Se o resultado do filtro mostrar a data final, a importação deu certo. Mas se aparecer a data vigente, algo deu errado. Tente enviar o documento novamente, e caso o erro persista, não hesite em contatar nosso suporte pelo chat.

Qualquer dúvida estamos disponíveis nos canais abaixo:

💬 Chat (balãozinho azul no canto inferior direito no painel administrativo): A resposta é em tempo real de segunda à sexta, das 9h às 18h (horário de Brasília).

📧 E-mail (suporte@marqponto.com.br): Liste todas as suas dificuldades que daremos o retorno com a melhor solução em até 48 horas úteis!

Encontrou sua resposta?