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Administrador: Escala diária
Administrador: Escala diária

Veja como configurar jornadas de trabalho variáveis para o seu colaborador

Lucas Conradi avatar
Escrito por Lucas Conradi
Atualizado há mais de 2 anos

Esse artigo é feito para administradores que utilizam a plataforma MarQ. Para realizar o passo-a-passo deve estar logado com seu perfil administrativo no app.marqponto.com.br.

A escala diária tem como intuito parametrizar no sistema as cargas diárias variáveis que o colaborador realizará dentro de um período de 60 dias. Usamos essa escala em específico quando o colaborador altera a jornada de trabalho diária e também se possui folgas alternadas.

Antes de iniciarmos o processo de escala, é necessário previamente fazer o cadastro do turno semanal com TODOS os dias preenchidos, porque as folgas serão parametrizadas via planilha. Além disso, é necessário para cada nova carga diária, ter um turno específico referente a essa jornada com a parametrização informada anteriormente. Importante lembrar que os turnos cíclicos e livre/folguista não são aplicáveis para uso via planilha, ok?

Para baixar a planilha, você deve entrar em "Menu" > "Ponto" > "Escala" > "Envio de escala" > selecione "Modelo de arquivo para escala diária"

Após realizar o download da planilha Excel, você perceberá que já existem algumas linhas preenchidas, essas linhas foram preenchidas para serem usadas como exemplo e te auxiliar no processo. Antes de preencher as informações da sua empresa, aconselhamos excluí-las (linhas 2 a 11) para evitar confusão. Importante: Não exclua a linha 1 porque ela é a estrutura da planilha.

Vale ressaltar que o limite para cadastro em escala em massa é de até 50 colaboradores por arquivo.

1. A primeira linha do arquivo é referente ao cabeçalho, e as únicas informações que você irá alterar nela são as datas de escala. o conteúdo das duas primeiras colunas da primeira linha, CPF e Supervisor (Nome da equipe dentro do marqponto) respectivamente, devem se manter inalterados.

2. Após estabelecer as datas de escala, é preciso que o CPF e a equipe dos colaboradores sejam preenchidos. E para acessar os dados do colaborador, basta ir em "Menu > Empresa > Funcionários > Funcionários ativos", neste caminho será possível encontrar a lista de colaboradores, e ao clicar no nome dele, você será redirecionado para o perfil, onde constará o CPF e o nome da equipe.

  • Atente-se em retirar todos os pontos e traços do CPF ao preenche-lo na planilha para importação;

  • O nome da equipe fica ao lado do nome do colaborador e e-mail, ao copiar a informação para colar na planilha, verifique se as letras maiúsculas e minúsculas estão iguais ao que constam no cadastro do colaborador, remover qualquer acento que exista no nome da equipe e por fim, garantir que não tenha espaço antes do nome copiado.

3. Com o CPF e Equipe devidamente preenchidos, passaremos para a etapa do preenchimento de turnos. Para que o sistema entenda na importação o turno que o colaborador estará vinculado na escala, é preciso que seja preenchido nestes campos o nome do turno esteja exatamente como esta cadastrado no sistema. Para os dias não trabalhados, o campo deve ser preenchido com a palavra "FOLGA", com todas as letras em maiúsculo.

  • Nesta etapa não pode ter campos em branco. Se o colaborador não estiver escalado, estiver de férias ou qualquer outro tipo de afastamento, o campo deve ser preenchido com "FOLGA". Se ficar em branco, o sistema não reconhecerá a escala para parametrização.

4. Ao finalizar o preenchimento da planilha, apenas salve o documento. Certifique-se se está no formato .CSV

5. A importação do arquivo no sistema será através do caminho Menu > Controle de Ponto > Escalas:

6. Clique em "Enviar escala via planilha" > você será redirecionado para a página onde você irá informar se o tipo de escala é diário ou mensal, e selecionará o arquivo para importação:

7. Para verificar se a importação deu certo, basta ir até o perfil do colaborador, e clicar na opção "histórico de ponto" e filtrar pela data inicial e final preenchida na escala.

Se o resultado do filtro mostrar a data final, a importação deu certo. Mas se aparecer a data vigente, algo deu errado. Tente enviar o documento novamente, e caso o erro persista, não hesite em contatar nosso suporte pelo chat.


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